Em uma pesquisa anterior à pandemia de covid-19, a McKinsey apontou que as organizações com maior diversidade de gênero possuem lucratividade acima da média — e que essa diferença vem se ampliando. Em 2014, essas empresas obtiveram resultados 15% acima da média. Já em 2017 essa diferença foi de 21% e, dois anos mais tarde, subiu para 25%.

Pesquisas mais recentes, aliás, indicam que esses resultados não apenas continuam válidos, mas foram potencializados com o passar do tempo. Nesse sentido, vale ressaltar ainda que, de acordo com Maria Antonietta Russo, vice-presidente de RH da TIM Brasil, a implementação de uma cultura de diversidade, ao contrário do que muitos pensam, deve ser considerada tema da agenda estratégica de toda a organização — e não apenas da área de Recursos Humanos.

A diversidade traz insights e ideias inovadoras

Muito bem: a implementação da diversidade em uma organização, todavia, demanda investimentos em iniciativas para preparar os colaboradores a um ambiente que, para muitos, lamentavelmente, ainda é novo. Mas o fato é que o conceito também traz outra vantagem competitiva inestimável: a diversificação de ideias inovadoras e insights que que refletem os anseios e desejos de partes da população.

Por exemplo: ao desenvolver um produto ou serviço para um público específico (LGBTQI+, afrodescendentes e mulheres, entre outros), é condição fundamental saber quais são suas necessidades, gaps e demandas — e, para que isso seja possível, a inclusão de representantes dessas parcelas da sociedade na discussão é, naturalmente, de extrema importância para que um projeto assim seja bem-sucedido. Mas essa não é a única vantagem da diversidade sob a perspectiva da inovação.

Engajamento sem medo de errar

Outro ponto fundamental a ser considerado é o engajamento dos profissionais que atuam em companhias que valorizam a diversidade — aspecto fundamental para fomentar uma cultura inovadora no trabalho. Além disso, diversos estudos indicam que os colaboradores de organizações inclusivas têm menos medo de errar e são mais propensos a inovar. Não há exagero, portanto, ao afirmar que ambientes diversos, de fato, impulsionam a inovação.

Aqui, aliás, é interessante destacar um estudo da Harvard Business Review realizado com 1.700 corporações em oito países. O levantamento apontou que empresas com um quadro diversificado de colaboradores possuem receita de inovação 19% maior do que as empresas que não têm. A diversidade desempenha, assim, um papel importante para o desenvolvimento de um ambiente aberto à inovação e, por consequência, para a geração de valor ao negócio.

Muito mais do que estratégia de marketing

Empresas abertas à diversidade são vistas de maneira positiva pelo público em geral — mas a verdade é que isso vai além de simples estratégia de marketing. Afinal, vivências, culturas, histórias e experiências diversificadas ampliam a capacidade de pensar de maneiras pouco usuais  — e podem levar a soluções que, de outra forma, jamais seriam concebidas. A sociedade, assim, obtém representações mais completas nas organizações — que, por sua vez, contam com os benefícios da inovação proporcionada por times diversos e multiculturais

Inovação que transforma

A Nexmuv tem, como missão, auxiliar a transformação de empresas e organizações para que se adaptem a um mundo em constante movimento, aplicando inovação em tudo o que entrega por meio das mais promissoras tendências tecnológicas. Entre em contato conosco e conheça todas as maneiras pelas quais podemos ajudar seu negócio: https://www.nexmuv.com.br/