Não há discussão quanto ao fato de que as empresas de médio porte, também denominadas middle market, são cruciais para a economia brasileira — afinal, representam um universo de 67 mil negócios, são responsáveis por 20% dos empregos e 25% da massa salarial interna. A título de comparação, nos Estados Unidos essas organizações correspondem a 3% do mercado, ou seja, 200 mil empresas — e são responsáveis 1/3 das empresas norte-americanas.
Assim, no país, de acordo com o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social), entram nessa classificação companhias que possuem faturamento entre 4,8 e 300 milhões de reais. Já o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) considera middle market as empresas e organizações que possuem entre 100 e 499 funcionários no setor de serviços — ou de 50 a 99 no setor de comércio.
O objetivo deste artigo é, portanto, estabelecer um panorama sobre a inovação nas empresas de médio porte em um mundo que está em constante mudança. E, principalmente, olhar um pouco além dos avanços tecnológicos para vislumbrar suas aplicações — e, por consequência, a geração de valor a seus clientes. Vamos lá?
Lições da pandemia
Muito bem — define-se inovação como “um processo movido pela habilidade de estabelecer relações, detectar oportunidades e tirar proveito das mesmas”. O fato, porém, é que a crise desencadeada pela covid-19 acelerou drasticamente a transformação digital — e, por consequência, o processo de inovação, testando a resiliência de organizações em todos os segmentos.
Afinal, se os velhos métodos já haviam se tornado ultrapassados e pouco eficazes antes da chegada do novo coronavírus, hoje está mais do que evidente: não há outro caminho. Resistir ao novo significa colocar em xeque a própria sobrevivência do negócio. Deve-se considerar, todavia, que a inovação não se estriba apenas na utilização de tecnologias avançadas e em suas aplicações pouco ortodoxas. O conceito vai muito mais além.
Em outras palavras, a inovação está diretamente relacionada à cultura, liderança, organização, estratégia e processos em uma empresa. E, principalmente, tem a ver com a jornada que os negócios devem empreender, em meio às mudanças do mercado, para se reinventarem constantemente. A compreensão do processo de inovação no mercado e a busca de novas tecnologias, nesse sentido, geram insights e oportunidades significativas para a organização.
Tendências de inovação em médias empresas
Certo. Mas, afinal, o que isso significa? Antes de tudo, que o processo de inovação (e transformação) em uma empresa de médio porte deve ser norteado por sua estratégia, bem como pelo estabelecimento de objetivos, métricas e ações estruturadas em fatores como eficiência, adaptabilidade e inovação — para, dessa maneira, acompanhar o valor gerado.
Do ponto de vista estratégico, portanto, estes são alguns dos principais conceitos tecnológicos que traduzem o impacto da inovação em empresas de médio porte:
Big Data
É o crescente volume de dados em uma empresa em uma empresa no dia a dia, cuja análise pode levar à solução de problemas do negócio, melhores decisões, movimentos estratégicos, desenvolvimento de produtos ou na construção da experiência do cliente, por exemplo.
Inteligência Artificial (AI)
Entre outras aplicações, a AI é imprescindível para identificar oportunidades, solucionar problemas operacionais e, ainda, desenvolver modelos de negócio inovadores.
Hiperautomação
A automação de processos por meio de da machine learning, AI e RPA proporciona, entre outros benefícios, agilidade, mais eficiência, eliminação de erros humanos e retrabalho — além de redução de custos. Os profissionais, assim, obtém mais tempo para lidar com a estratégia da organização, em vez de se dedicarem a tarefas repetitivas e monótonas.
IoT (Internet das Coisas)
Ao conectar objetos físicos à internet por meio de sensores e softwares, entre outras tecnologias, a IoT possibilita a coleta — e a análise — de uma grande quantidade de dados.
Blockchain
Blockchain é uma tecnologia em franca expansão pela segurança que oferece em sistemas dinâmicos — além de possibilitar operações confiáveis, registro de dados em ordem cronológica e proteção contra fraudes, entre outras grandes vantagens.
Inovação com resultado
Ainda que as middle market tenha demonstrado considerável grau de resiliência no período da pandemia, ainda existe um gap de maturidade digital e capacidade de inovação no segmento. A Nexmuv, no entanto, está preparada para identificar as mais inovadoras tendências e necessidades, a fim de desenvolver soluções digitais que agreguem valor às organizações de médio porte. Conheça todas as maneiras pelas quais podemos ajudar seu negócio — acesse https://www.nexmuv.com.br/